Já me sinto melhor!

Sim, porque eu sou daquelas que se não viajo digo que não tenho férias.
Mas gostei deste post, gostei mesmo.
É uma boa forma de ver a vida com outros olhos! E como este ano não vou sair para fora, vou deixar de dizer que não tenho férias e vou passar a dizer que tenho.

"O período de tempo em que não vamos para o nosso emprego deixou de ser sinónimo de "ter férias". Porque ter férias passou a ser ir para para o Brasil, Cabo Verde ou Republica Dominicana. Férias passou  a ser ir passar uns dias à praia - Algarve ou outro destino qualquer - de preferência para um hotel, sem fazer almoço, jantar nem mesmo a nossa cama. Férias passou a ser viajar, e fazer compras no estrangeiro. E, se o nosso orçamento não permitir nada disso dizemos que não temos férias.
E é aqui que eu não sou capaz de compreender estas diferenças nos conceitos. Claro que é óptimo poder ir para a praia ou para uma capital europeia ou para um hotel fantástico. Mas o facto de não pudermos , não quer dizer que não estamos a ter férias.
Para mim férias é não ter horários, poder ler todos os livros que consigo, ver filmes e séries sem me preocupar com as horas. Almoçar às 15h e jantar às 22h. Comer grelhados no carvão. Férias é não ter que me preocupar em esconder as borbulhas com maquilhagem nem me preocupar com a roupa que vou vestir. Poder sair para tomar um café à hora de almoço a um dia da semana. (E para quem tem filhos presumo que seja também poder passar tempo com eles, no parque ou num jardim, sem ser a controlar o relógio porque é hora do banho e depois jantar e ir para a cama porque amanhã é dia de escola e de trabalho.) Para mim tudo isso são férias independentemente do sítio onde ocorrem, se tenho ou não de fazer jantar e almoço, arrumar a cozinha, de fazer a cama e de limpar a minha casa de banho.  E é por isso que muitas vezes ouço dizer "mas isso para mim não são férias", e eu continuo a achar que é tudo uma questão de conceitos, tal como aquelas pessoas que dizem que nunca tiveram férias porque nunca foram passar uns dias de verão à praia ou porque nunca viajaram para o estrangeiro. Afinal o conceito das férias, tal como tantas outras coisas, está erradamente confinado a uma mera questão de orçamento!
Seja por causa da crise, ou dos cortes dos subsídios, anda tudo a dizer que não tem férias. Porque não há dinheiro para ir para a o Algarve, e muito menos para fora do país. Comer fora nem pensar, e não há quem possa gastar dinheiro num hotel. Ouvem-se as pessoas dizerem que não têm férias, porque só vão para a terra. Outras não têm férias, vão ficar em casa.
Na verdade apesar de poderem não ser as férias que gostaríamos, são férias.  Porque não vamos trabalhar. Porque se vamos para a terra, vamos ver os amigos e familiares, vamos apanhar as batatas e os tomates e não temos o patrão a buzinar aos ouvidos, nem temos de apanhar uma fila de transito para casa ao final do dia. Se ficamos em casa, podemos sair e ir conhecer a nossa cidade, tomar o pequeno almoço em família todos os dias, ver os programas das manhãs da TV e pegar num livro coisa que não fazemos há anos, em vez de passar o dia em frente ao computador a escrever relatórios ou a aturar clientes mal dispostos ou a atender telefone e responder a mails.
Ainda bem que há quem pouco ou nada tenha alterado o seu tipo de férias. Mas para aqueles a quem as actuais dificuldades alteraram os rendimentos, a resposta poderá ser alterar o conceito do que são as férias e tentar pensar como quando andávamos na escola.
Se são as férias que queríamos? Dificilmente. Mas não é por isso que deixam de ser férias."

Da Joana Roque, aqui.

Comentários

Mensagens populares