Dia da Espiga
Lembro-me tão bem da minha infância na escola primária e como era o dia da Espiga nessa altura. Tenho saudades desses tempos. Sou uma saudosista, chata...enfim. Lembro-me de sairmos para um campo enorme cheio de espigas, papoilas, malmequeres. Naquela altura ao lado da escola primária eram só campos, hoje vinte e tal, quase trinta anos depois são só prédios e estradas.
Iamos para o campo, correr, brincar, apanhar sol. Cada um fazia o seu ramo, o mais bonito de todos para oferecer à mãe. Tirando a componente religiosa, acho que o que nós gostavamos mesmo, era de sentir a natureza, de sentirmos uma certa liberdade, já que os outros dias eram fechados numa saula de aula.
Vinha a conduzir, passei por todos esses caminhos e não encontro nenhum onde haja uma espiga. Ou um campo onde os putos possam rebolar na erva, ver cavalos, apanhar flores, mexer na terra. Na mina altura (expressão que tanto adoro, not) era assim... Hoje tudo isso foi substituido por parques infantis, com pavimento, alguns com relva que não se pode mexer...enfim, são tempos diferentes, nem bons nem maus, são diferentes.
Em relação à polémica do exame na quarta classe... Os miúdos que conheço estavam completamente descontraídos, porque estavam preparados e não porque os pais lhes disseram que era tudo uma tanga...felizmente que nem todos os pais são assim. Na vida estamos sempre a ser postos à prova. Sempre a testar as nossas capacidades. Portanto hoje é o exame na quarta classe e preparem-se para o futuro. Temos de saber como nos adpatar, temos que saber enfrentar as coisas como elas são. A vida é mesmo assim. Enfrentar os desafios de frente.


Comentários