"Messi ou Ronaldo? O melhor do mundo é Pessoa"

"Aos 40 anos, o jogo de Christian Kjelstrup disputa-se fora dos relvados. Para o norueguês, ganhar a Taça do Mundo é levar o "Livro do Desassossego", que considera ser a melhor obra de todos os tempos, às outras pessoas. Fã de Pessoa desde que o descobriu pela primeira vez, já percorreu vários "estádios" em Oslo para o apoiar: leu poesia inglesa do escritor português para uma pequena plateia num jardim da cidade, andou de porta em porta a ler excertos do livro e organizou uma "Noite Pessoa" num verdadeiro estádio da capital norueguesa, para 700 adeptos e curiosos. Pelo caminho, foi criando ícones, representações do escritor, pequenos símbolos de Pessoa para expressar a sua paixão, a si e aos outros."

"O escritor e editor norueguês Christian Kjelstrup, que em Março último abriu, em Oslo, uma livraria efémera destinada a vender, em exclusivo, o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa repete a partir de hoje a mesma iniciativa em Lisboa na loja A Vida Portuguesa.
A "pop-up store", inaugura hoje pelas 10.00 e ficará aberta até ao fim da tarde de domingo, na loja de Catarina Portas, na Rua da Anchieta, Chiado. As receitas serão entregues a um projeto escolar de solidariedade, destinado a levar alunos carenciados portugueses à capital norueguesa.
À venda estará a versão do livro organizada por Jerónimo Pizarro e publicada pela Tinta da China.
No domingo, a partir das 20 e 30, o investigador estará à conversa com Kjelstrup na Casa Fernando Pessoa vai abrir excecionalmente portas ao público, para este evento de entrada livre. O objetivo é fazer uma celebração pessoana de agradecimento a Christian Kjelstrup. Além da presença do homenageado, a noite contará ainda com leituras de excertos do Livro do Desassossego por Maria do Céu Guerra e Diogo Infante e ainda com as atuações musicais de Rogério Godinho, Mafalda Arnauth e João Afonso.
Christian Kjelstrup considera o Livro do Desassossego , de Fernando Pessoa, a melhor obra literária do mundo. O escritor e editor percorreu a Noruega com a obra, apresentou-a à família real daquele país e contribuiu para fazer de Fernando Pessoa um fenómeno literário e mediático junto do público norueguês.
As reflexões do discreto ajudante de guarda-livros Bernardo Soares tiveram, inclusive direito a uma sessão de leituras num estádio de futebol local, quando a loja norueguesa se tornou pequena para tanto público.
Em declarações à Antena 1, Kjelstrup contou que a sua livraria efémera na Noruega vendeu 50 exemplares no primeiro dia, 250 no segundo e 530 no quinto dia. O que lhe valeu um Golden Book, prémio norueguês para a melhor iniciativa de promoção da leitura.
Tal como já tinha acontecido com a iniciativa em território norueguês, a "Livraria do Desassossego" volta a contar com o apoio da Embaixada de Portugal em Oslo e da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.
Christian Kjelstrup vai ser também convidado para a conferência "A Poesia Inglesa de Fernando Pessoa - Tributo a Georg Rudolf Lind", que terá lugar na quinta-feira. Nessa mesma noite o editor dormirá no quarto do mais universal dos poetas portugueses."

Podermos lamentar que sejam os estrangeiros a reconhecer os valores que temos neste país, ficar indignados por serem os outros a terem este tipo de iniciativa, mas em tudo é assim, ou quase tudo, para não ser tão drástica. Deixámos de apreciar e de valorizar o melhor que temos neste cantinho. Não damos valor ao que temos e digo isto não só da cultura como de tudo o resto. Parece que para nós, tudo o que é nosso é poucochinho comparado aos outros, que esses outros são sempre melhores.
Não choremos mais por isso. Aprendamos com quem dá o devido valor, a algo que é nosso. Que é tratado como se dele também fosse e é. Estas pessoas servem de inspiração e de motivação para um novo futuro, com novas ideias, novas forças.
Agradeço ao menino do coração a partilha. Mesmo muito. Caramba. Gosto-te. Muito.

Comentários

Mensagens populares