Hoje, o Mercúrio é verde, porque para ele tudo é verde

O meu miúdo, o meu Tiago, começou a descobrir o universo, os planetas. Pediu-me para imprimir algumas imagens, mas esta cabecita lá se foi esquecendo, mas todos os dias, o reminder, lá estava...o papagaio....óh mãe, os planetas, óh mãe os planetas....Imprimi alguns. Outros em branco para colorir. Levei uma catrefada de papéis. Um deles, tínhamos de escrever o nome dos planetas. Ele tem 4 anos e só sabe escreve o nome dele. Mas simplificou a coisa, e diz-me prontamente, mãe é fácil, este é o planeta terra, posso já escrever o meu nome, Tiago, porque eu vivo aqui. E assim foi. Pintámos os planetas todos. Confesso, que adoro pintar, mas pintar tudo certinho. Comecei a questionar as cores de cada planeta, e ele a olhar de lado para mim, e diz-me que cada um pinta como quer, e acha que o verde é muito mais giro. Calei-me. Não deixa de ter razão. Para ele o verde é tudo. Todos os planetas são quase verdes naquela folha. Menos os anéis de Saturno. Esses são azuis e amarelo fluorescente. Andámos a colar as folhas pelo quarto dele. Falámos dos planetas, o meu preferido é Saturno por causa dos anéis, o dele é Júpiter porque é o maior, mas estamos indecisos, porque vivemos na terra, e porque é a nossa casa, como ele diz e bem. Hoje tem uma ida ao planetário. Acordou excitado. Mas preocupado com a questão da trovoada. Não lhe tinha contado essa parte, porque eu em miúda, quando fui, odiei essa parte. Ainda hoje, odeio, tenho medo, de trovoada...medo que me pelo. E ocultei essa parte. Até porque, ele pode gostar. Há pessoas que são fascinadas por trovoadas. 
Ele: Mãe, sabes que vai haver trovoada e chuva?
Eu: (caraças, pá, quem lhe contou?) Sim, a mãe já foi ver quando era miúda e achou engraçado. Mas vais gostar, é divertido, diferente.
Ele: Mãe, mas é muito alto? Como no cinema? Se for, tapo os ouvidos. 
Eu: Não tenhas receio, não tem nada demais. Estás com os teus amigos. Aquilo é tudo a fingir. E o mais engraçado, é que vais ver os planetas. Todos os planetas que estivemos a ver em casa, mas num tamanho maior. No planetário é muito mais giro, vais ver que vais gostar.
Ele: Sim, mas a trovoada...
Mãe: Não penses nisso. Vai ser muito giro. Vais divertir-te. E a mãe depois vai querer saber o que achaste dos planetas e os anéis de Saturno.

(tem mesmo a quem sair)

Comentários

Mensagens populares