A culpa é do vinho verde

Filho da mãe. Não me deixa sossegada. Eu e ele temos uma boa relação, funcionamos os dois bem. Damo-nos na perfeição, existe até um tipo de preferência. Claro da minha parte. Ele é um vendido. Estava eu num jantar de amigos, novos amigos, conhecidos e pessoas que não conhecia de lado nenhum. Conversa normal. Nada de extraordinário. Piadas por tudo e por nada. À vontade, mas sem ser à vontadinha. Sim, que aqui a menina, sabe portar-se. Veio à baila a conversa típica de namoradas, namoros, casamentos...aquela conversa que se tem quando não se sabe o que falar. Eu e o verde em alta. Divertidissimos. Estava uma senhora à minha frente, que não conheço, só de bom dia e bom dia.  Solana muito contida, não vá dizer alguma das suas. Piadas q.b. Pergunto à amiga/colega recém, se fulano tal não tinha namorada. Chamemos-lhe o Zé Carlos. Atenção nome ao calhas.
Passa-se o seguinte diálogo:

Sol: Vejo o Zé Carlos algumas vezes aí sózinho, ele não tem namorada?
(atenção, solana isenta de interesse. É só cusca para caraças)
Amiga/colega: É pah...não. Mas ele precisava de alguém
(as mulheres e a mania de fazer panelinha)
Sol: Pois. Não obrigatoriamente, há pessoas que são felizes sozinhas. Nem todos vivemos para estar com alguém. Conheci uma pessoa que adorava viver sozinho.
(eu acredito piamente  o oposto, na cena que todo o tacho tem uma tampa)
Amiga/colega: Acho que não tem tido sorte ao amor. Ás vezes fala um pouco.
(silêncio)
Senhora à minha frente: É pena ele ser assim. Coitado
(Silêncio)
(Muito silêncio)
Sol: ( A pensar que era um serial Killer, pedófilo, cartomante, ) Assim como?
Senhora à minha frente:Assim, não o estás a ver?
Sol: (bebo um golo de vinho verde, respiro fundo) Estou. Até estou perto o suficiente. Mas não consigo perceber mesmo assim! Explica-me, o que queres dizer que é pena ele ser assim? Deve ser do vinho, mas não consigo perceber.
Senhora à minha frente: Assim, feio. Alguém o quer?!
Sol: (bebo mais um golo, encho o copo e penso, que se lixe) Ah o ser assim...o teu ser assim, a tua peninha, é porque ele é feio? Pensei que fosse por ser uma pessoa mal formada.Uma pessoa que não soubesse comportar-se em sociedade, que fosse um ordinário de primeira, que andasse metido com umas 30 ao mesmo tempo. Ou então uma pessoa que andasse a roubar, a matar, a ler cartas. Até pensei que fosse por não tomar banho há mais de três horas. Diz-me e tu és assim como?  E eu?
(sol, com um calor do caraças, a sentir-se possuída)
Senhora à minha frente: Eu só disse que é por isso que não tem ninguém.
Sol: Então nós somos todos modelos! Sim, porque nós somos tão belos, tão perfeitos e só por isso  temos alguém. Acho que não podias estar mais errada. Sim, o aspecto físico conta. Não sejamos hipócritas. Mas o conteúdo, a tua pessoa, os teus valores conta muito mais. E acho que tu és prova disso. E eu também. Ambas por diferentes razões. E digo-te há muitas pessoas que namoram ou estão casadas, que seriam muito mais felizes estando sózinhas.
(durante um tempo, que depois arranjavam outra tampa...a cena da tampa e do tacho, again) 

Normalmente eu teria ficado calada e pensava para com os meus botões que não tinha...que grande parola....mas lá está, a origem do titulo deste post.

Comentários

Mensagens populares