"Chamariz"

Na conversa noutro dia com um amigo, falávamos, segundo ele, que as mulheres se desleixam muito no que se refere ao peso que tem. E que muitas mulheres seriam mais bonitas, se perdessem peso, que seriam autênticos chamarizes. Concordo em parte. Esta questão do peso, não é assim tão linear como possa parecer. Eu sempre oscilei de peso. Sempre. Tenho um pequeno distúrbio alimentar, ou seja, quando estou em stress ou ansiosa, enquanto uns vomitam e deixam de comer, outros comem, infelizmente eu sou a segunda. Brincadeira, porque nem um, nem outro é bom. Uma mulher, ou pessoa, acho que não tem a haver com o género, é desleixado, quando não se cuida, quando não se arranja minimamente. Claro que é muito importante a nossa saúde, aliás é prioritário. Identificar o problema e arranjar solução, trabalhando diariamente. É a tua saúde, e não a estética, ou o que as pessoas possam rotular, ou achar que és mais ou menos do que alguém que vive dentro de estereotipo criado pela nossa sociedade, que afinal somos todos nós (é só ridículo). Eu tenho amigas que são lindíssimas fisicamente, e "são" de acordo com os requisitos da nossa sociedade, e só apanham trampa de gente pela frente. O meu lema é, prefiro só que mal acompanhada. Prefiro que gostem de mim pelo que sou, por aquilo que penso e faço e não pelo pacote publicitário. E se me definem como tal, até me fazem o favor de não se aproximarem. Talvez pense assim, porque na verdade nunca tive problemas em namorar, em ter alguém. Passei sim por coisas menos agradáveis. Como se explica a miúdas que o rapaz mais giro da escola namora hà três anos com uma pessoa que é gordinha? Muitas pessoas questionavam isso. Algumas perguntavam-me, Sol, como é que o Luís é tão apaixonado por ti? E eu nunca percebi bem o porque das perguntas, e nem sequer sabia a resposta. Eu, era eu. Não me defino pelo corpo que tenho, mas pela pessoa que sou. E sempre foi assim. Sim, tive algumas desilusões, claro. Como o Bruno, que nos dávamos lindamente, que tínhamos uma boa cumplicidade, e sentíamos algo um pelo outro e percebi perfeitamente que ele não conseguia assumir nenhum tipo de relação, talvez pela vergonha ou preconceito em relação ao namorar com uma pessoa gordinha. Quem diz gordo, ser magro, ser preto, ser deficiente, etc. Claro que estas coisas custam a perceber, mas temos de perceber e entender que estas pessoas, não nos fazem falta. Quem nos ama, ama por aquilo que somos, e não pela embalagem com que nos apresentamos. Eu segui em frente, e ele nunca mais me falou, porque eu segui e encontrei outra pessoa bonita, linda e cobiçada por todas, que se apaixonou por mim, como eu era. E novamente muitas pessoas se questionavam, se poderia escolher tantas, porque ela? E as pessoas perdem-se aqui um pouco no essencial, no que é mais importante, o valor que as pessoas tem, a essência. Eu até vou mais longe, uma pessoa que não esteja de acordo com a sociedade, que não "obedeça" aos mínimos (esta é de um amigo), parece que não tem direito a ser feliz, a namorar com alguém bonito. É completamente falso. Aliás, todas as mulheres gostam de ter certezas, e todas estas mulheres que são "diferentes" aos olhos de muitos, quando são amadas, podem ter a certeza absoluta que são amadas, porque a sociedade é tão cruel, que se são assumidas perante todos, é porque o amor é para valer e tem uma pessoa madura ao vosso lado. Contudo, mais vale não ser chamariz, que se chegue a nós quem de nós gosta verdadeiramente. Não sou de todo hipócrita, claro que a imagem conta, claro que aparência física é importante, claro que é o primeiro impacto, mas depois disso se a pessoa opta por se afastar, quem não deve querer relacionar-se com esse tipo de pessoas, é a própria pessoa. Quem quer ter algo com alguém, que não assume o que sente, porque a pessoa não é como ela quer? Uma coisa é querer ajudar a pessoa, é caminhar os dois, é melhorar...outra é dizer gosto muito de ti, mas é isto ou aquilo, ou então eras mais gira se fosses assim ou assado. Se estas pessoas existirem no chamariz é de fugir. Uma coisa é a pessoa não se sentir feliz como é, e sim deve mudar. Uma coisa é sempre ter em conta a nossa saúde, é a nossa prioridade. Mudar para agradar ou arranjar namorado, não é opção, nunca deve ser. As pessoas que tem peso a mais, e não digo que são todas, muitas sofrem mais do que aquilo que as pessoas possam pensar, umas sofrem de distúrbios, tiroide, outros traumas psicológicos, falta de amor próprio, enfim, há um mundo muito para lá daquilo que se vê. Um mundo enorme, e muitas razões que as pessoas desconhecem. E quem só vê até aquela primeira linha, não interessa assim tanto, e sei do que falo. A vida é para ser vivida. Devemos amar a pessoa que somos, com os nossos defeitos, qualidades. Devemos mudar o que nos desagrada, por nós. Fazer o que nos faz sentir bem e felizes. E quem está é porque quer realmente estar, quem não está, não estava destinado a estar.
As pessoas têm muito mais para dar do que um corpo. Têm alma.
E vocês mulheres de corpos grandes e voluptuosas, querem mesmo ter homens que não têm noção do que isto quer dizer?




E agora para dançar, oiçam bem, e pensem que ainda há muito caminho para sorrir! Ali mesmo virar da esquina, está a magia....


Comentários

Mensagens populares