Boda de Poiares


É frequente tomar o pequeno almoço com o meu Pai. Chego a casa dos Pais, é sentar e conversar. Como me sabe bem!
Falamos de tudo, de todos, do País, do passado…
Hoje estava a queixar-se que não ia a tempo para ir à Festa da Boda de Poiares!
Eu fiquei intrigada, pelo nome…Boda, festa? Mas isso é o que, festejam um casamento todos os anos?
É que desde pequena que oiço a Boda de Poiares, vamos à Boda. Não me recordo de ir, sei que é uma semana antes da festa da terra do meu pai e como sempre fui às festa da terra dele, acho que nunca fui a esta.
Curiosa como sou, perguntei-lhe o que era e como era a festa, o porquê do nome Boda de Poiares.
Contou-me que foi uma promessa que os donos de uma quinta perto de Poiares fizeram. A promessa consiste em oferecer todos os anos uma refeição a todos os habitantes de Poiares. Isto foi muito antes do meu Pai nascer, o meu pai tem 73 anos. No tempo dele, havia muita fome, diz-me ele.
As coisas foram mudando, a promessa passou de Pais para filhos, para netos e agora bisnetos. Todos os anos oferecem comida e vinho, depois juntou-se uma banda e passou a ser uma festa.
Nos dias de hoje, há pessoas que vão lá apenas por tradição, como o meu Pai. Relembrar velhos tempos, ver velhos amigos.
Realmente à histórias que não nos deixam indiferentes, alguém que prometeu fazer o bem e mesmo morrendo a promessa mantêm-se ou seja a bondade perdura no tempo.

Com estas conversas a saudade agrava-se e eu tenho mesmo de ir ver o meu Douro! Chegar a terra do meu Pai, encontrar pessoas que não sabem o meu nome, mas reconhecem a minha cara como sendo a filha do Borgas.

Ólha a filha do Borgas!
Sim, Borgas…isso é outra história.

Comentários

Mensagens populares