Francis, Rules!


'Precisamos de ser criativos com os mais jovens'
O Papa Francisco recomenda que o mundo encontre maneiras inovadoras de criar empregos para a próxima geração, de modo a evitar o aborrecimento, abuso de álcool e drogas.


'Nunca, nunca, nunca acabem o dia sem fazerem as pazes'
O Papa deixou recomendações sobre as relações familiares acrescentando que 'não existe nenhuma família perfeita'


'Estamos a viver uma época de muitas guerras, é preciso gritarmos pela paz'

'Não sejas extremista, respeita as crenças dos outros'

'Se alguém é gay e está à procura do Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para o julgar?'

'Libertar-se da negatividade das coisas rapidamente é saudável'

Sem bisbilhotices Os pensamentos do Papa sobre as 'fofocas': 'As bisbilhotices podem matar, porque destroem a reputação de uma pessoa. É tão terrível coscuvilhar. Ao início pode parecer uma coisa boa, até divertida... mas no fim, enche o coração com amargura e até nos envenena'.

   'Vive e deixa viver'

Respeitar e cuidar da natureza Em resposta à destruição da Natureza e poluição do ambiente por parte do Homem, o Papa Francisco diz que é um dos grandes desafios que temos. A pergunta que não estamos a fazer a nós mesmos é: 'Não estará a Humanidade a cometer suicídio com esta indiscriminação e uso tirânico da Natureza'?

 'Dá de ti aos outros'

O dinheiro é a raiz de todos os males O Papa afirma: 'As pessoas têm de lutar para viver e, frequentemente, para viver de uma maneira indigna. Uma das causas dessa situação, na minha opinião, é a nossa relação com o dinheiro, e a nossa aceitação do seu poder sobre nós próprios e sobre a sociedade'.

Uma perspectiva saudável de lazer O Papa alerta sobre a incitação ao consumismo, e acrescenta que as famílias devem sentar-se juntas nas refeições, com as televisões desligadas para estimular a comunicação.

Cuidado com a 'cultura do desperdício' O Papa fala também sobre o aumento do valor dos bens materiais: 'Homens e mulheres estão a ser sacrificados para os lucros e consumo... alguém que morre não é notícia mas reduzir a renda é uma tragédia! Assim, as pessoas são deitadas fora como se fossem lixo

'O domingo é para a família' Devemos ficar em casa a descansar e apreciar o domingo com a família, de acordo com o Papa.

Cuidado com a vaidade O Papa usou um pavão para ilustrar a sua perspectiva: 'Vejam o pavão - é lindo se o virmos de frente. Mas se o virmos de costas, descobrimos-lhe a verdade. Quem se entregar a tamanha vaidade terá um grande mistério escondido dentro de si'

'Proceder calmamente' No que diz respeito aos desafios da vida, o Papa Francisco recomenda que mantenhamos a calma nas nossas decisões. 




Nada do que lemos é novo. Nós sabemos bem. E se não sabemos, deveríamos saber. Algum bom senso, ajuda. Mas um Pápa como este, que faz estas afirmações publicamente e pelas atitudes que toma, já demonstrou que é de facto uma pessoa extraordinária. Temo é que não dure muito tempo.

Comentários

Mensagens populares