A Maria Luísa

Deixo sempre a minha alegria, e trago sempre a tristeza de alguém dentro de mim. Uma angústia que me faz chorar de tristeza. Hoje que não seria o melhor dia, foi o dia escolhido.
É sempre assim.
A Maria Luísa é uma Senhora com os seus cinquenta e muitos anos. É uma Senhora que vive na rua, que palminha terra como nunca vi. Conheço-a desde miúda. Sempre foi conhecida pela voz que tem e por cantar fado. Sempre que passávamos por ela, os meus pais diziam lá vem a Maria do Fado, que tão bem canta. A Maria está só, não tem ninguém. A Maria não vive no nosso mundo, vive no dela. Vejo-a frequentemente de um lado para o outro. Hoje, e há coisas que o destino prepara, vinha da recolha de alimentos e passo pela Maria Luísa a vasculhar um caixote do lixo. Automaticamente parei o carro, e disse-lhe que tinha uns miminhos para ela. Ela olha para mim e pergunta-me o nome, diz-me que tenho cara de anjo. Ela não se lembra de mim...pelo menos como eu me lembro dela. Digo-lhe o meu nome, ela apresenta-se. Digo-lhe perfeitamente que sei quem ela é, e que a conheço desde miúda. Dou-lhe um abraço bom, afago-lhe a cara, e digo-lhe  que  é um amor. O olhar dela, a ternura com que me fala é sem dúvida uma pessoa especial. Pergunta-me para onde vou com tantas caixas e explico-lhe que é para ajudar meninos. Faz-me mais perguntas e diz-me que andava no lixo porque as pessoas desperdiçam muita comida. Confirmo. Dou-lhe mais um abraço e falo com ela, afago-lhe o cabelo grisalho, como se sempre o tivesse feito. Queria trazer a Maria para minha casa. A Maria agradece-me, e digo-lhe que não tem de o fazer, é só um mimo e que ela merece isso e muito mais. Chamo-a de meu amor e que a partir de agora vou estar de olho nela.... ela ri-se e diz-me que a minha cara de menina parece de um anjo. Que ternura esta mulher. E eu dei-lhe tão pouco.
Deixei-a seguir o seu caminho, feliz porque agora tem bolachinhas para comer com leite, diz-me ela. Peguei no carro e vim o caminho todo a chorar, com o coração apertado, angustiada. Porque como a Maria existem muitos mais.

Comentários

Mensagens populares