Como os Açores me conquistou



Foi uma semana maravilhosa. Mágica, penso que seja a palavra ideal. Estive com a minha irmã do coração. Na verdade a vida é maravilhosa. É mesmo. Ela faz com que o que seja preciso, esteja mesmo ao teu lado. E esteve. Ela esteve lá. Era tudo o que eu precisava. E nisto tudo, um Açores fabuloso. Eu já achava que era lindo, mas nunca pensei que fosse tão lindo. Nunca pensei que as pessoas fossem e são tão especiais. São humildes, acolhedoras, simpáticas, amáveis, conversadoras. Vi paisagens lindas. Mergulhei em todas as poças, piscinas naturais. Não sei descrever, o que é estar na piscina do Terra Nostra, de água laranja a 39º e ter à minha volta um dos mais magníficos jardins que vi até hoje. É arrebatador. Fiquei sem palavras. A ideia era absorver tudo o que de bom me estavam a oferecer. Visitámos as lagoas, a do Congro é maravilhosa... Fiquei sem palavras quando desci todo aquele trilho, no meio de toda a vegetação. A comida é maravilhosa. Em especial a Associação Agricola....meu Deus que bife do lombo, que cerveja artesanal, as lapas.... E o queijo de São Jorge, comprado no Rei dos Queijos. Como ele diz, o miúdo à frente da banca, rei só há um. De uma simpatia maravilhosa. O ananás é qualquer coisa. O queijo fresco apresentado numa folha, com pasta de pimentão. O pão levedo. As Furnas. O cozido das Furnas. O Tonys é o maior! E o Kima maracujá e a laranjada do Melo Abreu, bem como a cerveja. A partilha de todos, a alegria de todos. As conversas de horas, no Gorreana, com um Açoriano apaixonado por Lisboa. Tudo lá, me fez sentir em casa. Mesmo num percalço, ter ficado com carro atolado, em direcção ao Pico da Vara, apareceram bombeiros, um senhor que tem pastagens de vacas....os bombeiros ajudaram a custo zero..." estamos cá para ajudar Senhora, disseram eles"...e o Senhor das Vacas....levou-nos até às pastagens dele, mexemos nas vacas, ordenhamos, provamos leite, e ainda trouxemos tabaco artesanal, porque o mesmo quis, porque quis oferecer. Com uma humildade estonteante. Os Açores enche-nos o coração. Arrebata tudo o que há em nós. Dá-nos vontade de viver lá. Hoje, aqui, compro tudo, tudo, o que seja dos Açores.... Como me disseram " Senhora o que é dos Açores é o melhor..:" isto dito com sotaque açoriano,  é delicioso. Mesmo. Quero muito lá voltar. Até porque de muitas flores que vi, há ainda muitas mais por florir. E todas as estradas estão cheias de hortenses. Espero voltar. Em breve. Ser feliz, pode muito bem passar pelos Açores.


                    Portas da Cidade, que eu tão carinhosamente apelidei das Portas do Sol 



               

                                                                   Parque Terra Nostra













                                                                 Furnas/ Lagoa das Furnas












                                                              Camélias por todo o lado!




                                                    O Gandalf das Furnas! O maior!





Poça Dona Beija





Lagoa do Congro









Lagoa das Sete Cidades







 Salto do Cabrito






Salto do Cavalo



Miradouro Ponta do Sossego








Caldeira Velha




 Gorreana, plantação de chá






 Louvre Michaelense









Associação Agricola








 Tonys










Várias



Caldeiras


A minha casa ...no futuro....


                                                                   Casa invertida

Água com gás


Igreja






Plantação de Inhame, utilizado no cozido...muito bom.


 Faltou a Lagoa do Fogo...estava mau tempo...e o atolamento, perdemos um dia.
(Estas fotografias estavam no telemovel, tenho mais 1500 em máquina. Mas penso que estas chegam...ehehehe)






Comentários

Mensagens populares