O PESO da imagem


Ontem, por acaso, vi este programa da Conceição Lino. Gosto da jornalista, e por norma gosto dos programas que apresenta. Programas com conteúdo, que vão ao encontro do problema e que procuram a solução. Ou seja programas que falam da realidade. Ontem não foi exceção.

Ontem foi um programa muito bem conseguido. Penso que a mensagem foi bem passada. Tiveram testemunhos de pessoas com excesso de peso, endocrinologistas, bem como representações de actores para auscultar a reação das pessoas em geral.

É uma realidade dura, para quem passa e quem sofre com o excesso de peso. Quem tem, viu, reviu-se.

Frases do tipo "Tem a cara tão bonita é pena ser gordinha ou se emagrecesses eras mais bonita" são umas constante e as pessoas nem sonham os danos que causam.

Melhor ainda, no seu pior, foi o testemunho de uma pessoa que disse, que as pessoas achavam que quanto mais a picassem, a enxovalhassem para emagrecer, ela emagrecia....e foi totalmente o oposto.

Gostaria imenso que as pessoas tirassem ilações deste programa nº2, porque se pode evitar tanta dor, evitar que tanta gente se feche para o mundo, para a felicidade. E a dor é bem visível nos olhos das pessoas. Uns tem força para se aceitarem como são, para serem felizes assim, outros nem tanto. É um duro e um longo caminho.

A representação que fizeram, para auscultar a opinião geral, foi de valor. Felizmente houve muitas reações positivas. Mas infelizmente há muitas negativas. Há pessoas que abdicam de amar, porque a pessoa é gorda. Há pessoas que gozam com os amigos, porque namora com uma gorda. Há pessoas que sentem vergonha de sair à rua porque a pessoa é gorda. Acho bem, terem dado maior foco ás boas opiniões. Essas sim são de valorizar. Mas não podemos pensar, que todas as pessoas pensam assim. Infelizmente.

O que eu gostaria que todas as mulheres que passam por estas situações pensassem, é que, essas pessoas que pensam e se comportam assim, não são as nossas pessoas para a vida. A vida é amor, num todo. O físico não é uma condicionante de carácter, do nosso valor. Nós somos mais que um corpo, e se essas pessoas não vem isso, não te interessam. Como dizia uma senhora, "eu tenho sorte de ter a genética do meu lado mas isso não faz de mim, melhor pessoa que os outros". 

E é só isto, está tudo dito.

Custou-me ver a dor nos olhos daquelas mulheres e custou muito. Custou-me muito mais ver que se privam de viver. De sair para ir à praia, ou passear.




ADENDA: Ontem, ao ver este programa, sabia perfeitamente que havia uma pessoa que iria falar comigo. E acertei. Falámos. Sim, ouvi que já estive muito melhor. Sei também que já estive pior. Sei também que posso melhorar. A diferença é que esta pessoa se preocupa com a saúde. E concorda comigo, como é triste ver pessoas sofrerem tanto. Como lhe disse, não deixo de fazer nada por ninguém, a vida é curta, há só uma, e esta é a minha. Gostaria que cada um vivesse a sua, em vez de privarem os outros de viver. O caminho é longo, tortuoso, mas faz-se. Vai se caminhando.

Comentários

Mensagens populares