Dia do Pai

Para mim, não há bem a definição do melhor pai. Não existe um guião, há os mínimos.  Há o ser pai e depois há os outros que fazem filhos. O meu pai, com todos os seus defeitos, e com todas as qualidades, para mim é um bom pai, para mim o melhor pai do mundo. Se calhar outros terão outra opinião. Para mim é. E é muito meu amigo, cúmplice. Eu idealizei muito o pai do meu filho. Como para mim, seria o pai do meu filho. E teria de ser o pai. Ser pai. O que às vezes é um erro. Cada um é como é. Eu também não serei a melhor mãe, aos olhos de muitos. Mas eu faço tudo e mais além para o ser, para estar ao nível. Uma coisa que me entristeceu no dia do pai, foi ler muita gente, muita mulher dizer no facebook que foi pai e mãe, neste dia, numa vida inteira. E isso entristece-me, perceber a dor e amargura. Eu percebo isso. Mas acho que ninguém substitui ninguém. E cada um tem a sua responsabilidade. Ás vezes as pessoas não correspondem às nossas expectativas. E penso, não serei eu exigente de mais? O mais importante não será a criança, a felicidade da criança? Não é um processo fácil, nem sequer é possivel deixar de analisar. Porque o bem das crias está acima de tudo. E custa-me ver e perceber, que muitas crianças, que não nasceram sozinhas, estão sozinhas, são órfãs. Não me refiro a casos em que um dos pais faleceu. Refiro-me aqueles que se preferem fazer de mortos, daqueles que não querem  assumir responsabilidades. Sim, já ouvi dizer, nem todos tem perfil para ser pais, mas se o são, aguentem-se. Esforcem-se. Cresçam. Quem não tem culpa, foi a criança que nasceu. E custa-me ver pais, a não desejarem passar o dia com os miúdos. Eu sei que é só um dia, e entristece-me muito mais, quando sei que estas crianças são ignoradas o ano inteiro, mas neste dia é cruel. Todos sabemos que há festas na escola e trabalhos. Imaginem estas crianças, que olham e não vem o pai. Custa-me imenso. Custa-me também o egoísmo dos pais, que sobrecarregam as mães, elas que se orientem. E deixou-me triste, realmente, ver mães cansadas, tristes, magoadas, que se desdobram para que o amor não falte aos seus filhos, quase que se anulam porque a vida corre e se tenta fazer o melhor. Mas este esforço é inglório, há um pai e uma mãe,  e por mais que uma mãe faça milagres, não consegue apagar o vazio da criança. Este post do dia do pai, também poderia ser aplicado ao dia da mãe. Porque sabemos que ao contrário também existe. E lamento, mesmo, que seja quem não pediu para nascer, que mais sofra. E lamento ainda mais e profundamente, por todos os pais que perdem o crescimento dos filhos, não tem noção do quão maravilhoso é.

Comentários

Mensagens populares