Aqui está uma boa questão

"Descrever alguém é sempre complicado. Como é possível reduzir os medos, os sonhos, as angústias e os paradigmas de uma pessoa a um ou outro adjetivo? Você aponta pra ela, tenta defini-la em uma palavra, mas não adianta. Alguém pode sair magoado."


 Hoje em dia, temos de pensar mil vezes para descrever alguém, para que ninguém se ofenda. Embora não se tenha o intuito de ofender. Triste são os que falam o politicamente correto, o que fica bem e é aceite, mas estão com vontade de ofender.

Acho que devíamos ser práticos. Acho que não devíamos ver maldade em tudo o que nos dizem. Acho que devíamos ser espontâneos.

O Tiago, tem cinco anos. E fala-me muitas vezes do Pedro, o seu amigo castanho. É a forma de ele diferenciar, visto ter mais amigos Pedros. Não lhe digo para ter atenção, ao chamar ele de cor...ou para chamar preto, ou castanho, ou café com leite, ou negro...
Estou farta do politicamente correcto. O meu filho, sem maldade fala da cor que vê e é assim, no meu ver,  que tem de ser. Eu já estive em muitas festas, em que era a única branca e apesar de saberem o meu nome, chamavam-me de branca. E não fiquei minimamente ofendida. Eh pá eu sou branca. Ás vezes sou lagosta no verão. Ás vezes sou amarela no inverno.

Chateio-me com isto, do ter de pensar para não ofender, quando na verdade não quero ofender ninguém. É que me chateia ainda mais ouvir dizer, o teu amigo de cor...
É que, pergunto sempre, qual? De que cor é??

E entristece-me...a conversa do racismo, em que muitos se sentem pressionados por alguém que os acha racistas, e numa atitude parva, dizem mas eu também tenho um amigo negro... Não temos de ter amigos negros, para não sermos racistas....às vezes não acontece fazer amizades. E não, nem toda a gente é racista.
Nem todos os pretos, se ofendem por serem chamados de pretos. Eu tenho uma amiga, que diz claramente, eu sou preta, e é assim que me chamas ouviste.

O ter de pensar, para defenir, já é o preconceito.

As pessoas vem muita maldade em tudo. Temos sim de ter respeito. Agora viver melindrados porque vamos magoar alguém... não.

Faz-me lembrar do vídeo daquele modelo português, que chama a filha de pretinha. E fica tudo escandalizado....ai ai ai....ele disse preta!!!

Menos, muito menos.

Ele chama, porque ela é... e ninguém a ama, mais do que ele, de certeza. E deixem-me que vos diga é linda de morrer. (não, não quis dizer que não seria, por ser preta)

Aliás no outro dia, vi três pretinhas na escola do Tiago, trigémeas, vestidas de igual...e só me apetecia ficar a brincar com elas... contei a todas as pessoas que vi...

Eh pah, vi umas trigémeas lindas na escola do Tiago...e perguntaram-me, são a X, y, z?

E eu, que não sabia o nome, disse não...são as três pretinhas....

Eh pá não me venham com merdas...de racismo...e que é uma ofensa... Nunca na minha vida, o senti como tal.

Eu sinceramente, acho, que seria uma chatice sermos todos de uma só cor, seja brancos, pretos, amarelos, vermelhos, castanhos....

E que venham os gordinhos, os altos, os baixos, magros, os olhos em bico, os diabo a quatro...esta mescla de pessoas é muito bonita. Mesmo. I like it!


Comentários

Mensagens populares