Sou completamente apaixonada por pessoas

Mesmo. Dou por mim a falar com várias pessoas que desconheço, a meter conversa. Eu, que me acho super tímida. Todos os sábados vou com o meu pai feirar. É mais a companhia que o resto. Como se fosse um ritual. Tomamos o pequeno almoço sempre no mesmo sitio, e sempre a mesma coisa. Somos iguais, pelo menos nisso, digo eu. Mas sim, somos muito iguais. Estamos sentados e falamos de tudo e mais um par de botas. No estado em que o país se encontra, na tristeza que existe no olhar de muitas pessoas, pelo sacrifício que tem de fazer para conseguirem comprar comida para por na mesa, no galão que vem escuro como noite. As mesas deste café são partilhadas. Não sou pessoa de me sentar em mesas de pessoas que não conheça. Talvez por insegurança, talvez porque não me apeteça, talvez porque seja tonta. Não sou, quer dizer não era. Até nisto mudei. Como eu digo, mudar para melhor, é bom. Hoje sento-me na mesa de pessoas que não conheço, ou por outra que vou conhecendo. São pessoas que já tem alguma idade, pessoas com histórias de vida maravilhosas, outras mais tristes. Pessoas que não nos conhecem de lado nenhum e tecem opiniões, que dão conselhos. Pessoas simples, mas simplesmente adoráveis.  Eu sento-me numa mesa ocupada. Outras vezes ofereço a cadeira. E se em tempos achava isto impossível, agora acho isto adorável. Mágico. A língua da boa vontade, do bem querer é universal. Umas falam da vida difícil, outras do melhor vendedor, outras dos netos, outros de Deus, outras dos bichos que vendem. Partilho histórias minhas, dos meus. Vou dando e vou recebendo. Sorrio. Também me dá para rir. Outras vezes embrulha-se o estômago. E assim vou conhecendo, tornando desconhecidos em conhecidos. E a cada sábado que passa, há sempre mais um bom dia para dar, um então está tudo bem consigo, como vai a venda? Mais um abraço. Gosto do que todas estas interacções me fazem sentir. Como ir fazer compras a sítios distantes, meter conversa com os produtores, e eles me dizerem, quando cá vier venha cá dizer olá. É simplesmente maravilhoso. Delicioso.

Comentários

Mensagens populares