13 de maio!

 Foi o dia. Sim também o de nossa senhora! 

Mãe de todos nós!

Há quanto tempo não escrevia, nesta mesa de madeira brasileira comprada na moviflor, à beira alcatifa plantada. Há quanto tempo… muito. Muita coisa mudou. Bolas, muita coisa mudou mesmo. Menos os meus kilos, que insistem em ficar. Adoram-me. Bem na verdade algo que me adore. Venho aqui exorcizar. Exorcizar merdas que me magoam e deixam triste. O melhor é bazarem já! Ás vezes não é fácil perceberem-nos, talvez porque também não nos sabemos explicar. No entanto, hoje estou farta. Farta de pensar e colocar-me no lugar dos outros. É que foi preciso chegar a esta idade idosa, para perceber que todos se queixam de alguém, do amor, ou de uma amizade, e são uns cocós de pessoas. A pergunta que mais faz sentido me faz é " Tu és amigo de alguém?" "Tu sabes ser um bom amigo, sabes ser desinteresseiro?". Isto deixa-me preocupada, isso e a sopa que já não faço há dias. Todos apontam o dedo, tem aquelas filosofias da tvi no goucha, a mudança começa em ti. Certo! Começa. É facto. Mas então porque te queixas de que não existem amigos verdadeiros, que só te querem ver mal, que ninguém te ver bem....e depois nós próprios somos isto que criticamos. Nós somos, aquilo que criticamos no outro. Adoro analisar as pessoas. Adoro fazer-me de tonta e deixar andar, ver até onde chega a corda que vou largando. E constato. As pessoas são muito mais rápidas a criticar, do que a entender. Realmente, o lugar mais difícil é o de estar no lugar do outro. Eu acho graça, às vezes oiço pessoas a projetarem-se em mim e deixo-as ir .E penso. Foda-se com a graça dos céus e dos anjos todos, não sou assim... tira o pé da maionese. Imaginem uma pessoa na berma, e outro a dar-te um pontapé para caíres no precipício. Mas alguém no seu juízo perfeito, não sabe aquilo que é? Eu sei que sou uma Pessoa assim e assado. Mas alguém no seu estado psíquico normal, recebe um amigo em feridas e rega com álcool? Ainda por cima com álcool marca branca, que ainda mais em baixo me deixa. Foda-se não se faz, pelo menos um álcool com cheiro a canfora.  Eu sou míope. Mas tiro a pinta de todos à minha volta e tenho sim a minha opinião. E depois tenho duas opções …. ou rego a pessoa com álcool de marca, ou passo Biafine. Pomada. Não tenho dúvidas. Pomada. Se alguém se despe á tua frente ferido, só podes ser muito cruel não passares uma Biafine ou Mitosil. Porque amigos, lamento informar, mas eu vejo, eu vejo bem o que és, e vejo bem a merda que fazes. E? E isso não te define amigo. E tenho opção de dois caminhos. O caminho de só regar com álcool e levar com um fosforo acesso, ou então, dizer que vai tudo ficar bem e apontar soluções. É incrível perceber o outro. Perceber o que o levou a fazer A ou B, a tomar certas atitudes. É incrível como é gratificante acarinhar o outro, e mostrar que aquele momento ou situação não o define. È pá dá trabalho? Dá. Podia dizer, és uma chata do caralho, uma cabra do pior e tu um energúmeno sem tomates. Podia. Mas isso é o que? pegar fogo? Ser uma merda de pessoa? Não é a minha cena. De todo. Os meus amigos, as minhas pessoas, são falhas. São do pior se tiverem de o ser, e eu adoro, porque faz delas o seu melhor. Faz delas pessoas humanas. Com respeito e compaixão pelo próximo. A humildade, faz tanta falta. A Empatia idem. E acho que tenho excesso delas, como de peso, são factos. Oiço merdas que não tenho de ouvir. Não tenho. Mais cmtv! Factos! Não tenho de deixar que as pessoas se projetem em mim. Não tenho de aturar ingratidão e falta de empatia. Falta de compaixão. Não tenho. E aqui a responsabilidade é minha. Toda minha. Se tu identificas uma pessoa, como não tua pessoa. Se tu identificas alguém que não te lê, que não te acarinha, que tudo serve para criticar. Tu tens a obrigação de permitir que a vida leve. Não quero pessoas á minha volta, que só consigam enxergar o seu próprio umbigo. Não quero pessoas que me mintam. Não quero pessoas que achem uma seca eu ser tão intensa. Adoro, só que não. Não quero pessoas, que não gostem de mim como eu sou. Se eu aceito o pacote de merda que és, tu aceitas a merda que sou! Que poeta! Não gostem de mim, só porque é fixe e dá jeito. É muito cocó e cheira mal. A medida certa na minha vida, é, se eu não faço aos outros....não me façam a mim! E é aqui que se atinge a maturidade e o amor próprio. Se eu sou uma coisa para alguém, porque terei de aceitar menos?! Não tenho! E de todos os defeitos que me apontam, e que eu agradeço a enumeração de todos e já apontei numa folha imaginária, pequeninos lamento informar, eu já os sei de cor.... como canta o Paulo Gonzo. Mas uma coisa eu sou, eu sou justa, não me fodam. Leio, dou a ler, sim dou a ler porque não quero ser injusta. Não digo só pq sim,  porque penso no outro. Sou justa. E depois tens amigas, que te dizem, vens a minha casa quando quiseres, é só o ver o carro à porta. E entras. Mas depois tens quem te diz isso, porque leram no correio da manhã e é bué fixe. É bué mensagens meditação FB " a minha porta está sempre aberta para ti" E depois tens pessoas honestas que o dizem de coração. Pessoas que não te mentem. Pessoas que não fingem que não estão em casa. Pessoas que gostam de ti. Assim. E pessoas que se colocam verdadeiramente no teu lugar e dizem " não sei amiga como aguentas, perder dois pais, um casamento e divórcio difícil, violência domestica e perseguição de 3 anos...e mais merdas...." dizem e dão carinho. Dizem e fazem. Tenho amigas que me ralham, porque chorei sozinha, porque não tenho de o fazer, porque as tenho. Porque depois há os que só Falam, são ocos. Só sabem falar, cheios de areia por dentro. Vazios. E é nos amigos que me recebem, que reside a minha verdade. E é a esses que tenho de me dar. Depois ouvir, o problema é teres bom coração. Foda-se, percebi o mundo está perdido. Anda tudo a queixar-se que anda meio mundo a trair outro, que ninguém é verdadeiramente amigo, que isto e aquilo…. mas ter bom coração é bué intenso e bué mau. Quem diz isso, nunca comeu corações de frango grelhados, uma maravilha. Jamais em tempo algum, iria mentir a um amigo, ou falar de forma deturpada o que me diz, e pior, fingir que não estou em casa. JAMAIS! Mas eu acho, que nós só nos damos com quem nos identificamos. E talvez essas pessoas se identifiquem mais com quem criticam. Assim é muito melhor, dá menos trabalho e comem-se uns aos outros. Nunca confies, naquele que esconde, que nada partilha sobre ele. Não confies nunca em quem não tem compaixão. Em quem não tem empatia, Em quem não te ouve, e finge que o está a fazer. Faz uma pergunta sobre algo que falaste e percebes. E ao sinal de mentira, baza. Ao menor sinal deque a pessoa só se consegue ver a ele próprio, baza. Fica a dica. Mereces muito melhor. E os teus verdadeiros e honestos amigos, também merece mais de ti...merecem o tempo que perdes com pessoas nada. 

Agora a questão...como é que o mundo pode ser um sitio fixe, se os que se dizem teus amigos, te mentem, criticam, apontam o dedo, e alteram o que dizes?

 A questão é! 

E tu és bom amigo?

(não és! esta é a resposta certa)

Comentários

Mensagens populares