Salada Russa

Porra ontem estava exausta. Lembrei-me de aproveitar um quintal falecido, transformar o canteiro em Horta...belos tomates, é só o que posso dizer. Cimentei o chão todo. Raios me partam....realmente os nossos pais quando nos colocavam a fazer tarefas...havia uma razão,bem lá ao fundo. O meu pai era pedreiro. Pois está claro, que esta pessoa, arregaçou as mangas, foi comprar cimento, ao mundo do cimento...tanta escolha meu Deus. E carregar... Quem carrega 10 sacos de 25kg? Quem? Eu. Eu sempre ouvi dizer, queres feito? Faz. E pronto. Dei conta das costas. Mas carreguei. Não dei parte fraca....só quando cheguei a casa e me estiquei no chão, tipo a endireitar as costas. Nesse dia, zero. Já não deu para mais nada. Nem para fazer uma torradinha para o jantar. Em frente, é sempre em frente mulher. Fazer cimento. Ora pois bem, eu que não sou parva, comprei logo batomilha....e perguntam vocês o que é isso...é tipo massa pronta é só juntar àgua. Peço na pá do meu pai, das obras e na tocha, talocha, nem sei bem... abro um buraco e pimbas...àgua. E misturo exactamente como o meu pai fazia. Eu tenho a certeza, que lá em cima ele pensou " quero isso bem feito" e eu coordenada, por mim própria lá fui. Mas tenho a dizer...é duro para caraças. Possas.... Fiz metade do pavimento e estamos a falar de uns 27m2...não um campo de bola. Viram? Aprendi a calcular os metros quadrados...muito jogo. Nisto, misturar muito bem, espalhar, nivelar...Vocês podem não acreditar. Eu vejo as fotos do antes e do depois, dá-me vontade de chorar. Quase no final, não sei porque comecei a ficar com a visão turva, e a ouvir lá ao fundo.... pelo sim pelo não sentei-me e já que tinha a mangueira á mão vai de por na cabeça. Mal não faz. Devagarinho lá vieram os sentidos todos. Estava exausta, mas já com sentidos... mas bolas...estava lindo. Pedi ao meu irmão para finalizar a saída, mas não vou comentar, porque depois teria de referir que o trabalho dele ficou cocó..e ele diz-se pedreiro...e não me apetece. Porque não me apetece mesmo. Um dia, irei resolver aqueles buracos que lá deixou. Porra, tenho de começar a meditar. Resolvi pintar tudo de laranja. Laranja vitamina. Parece-me tão bem. Mas é tramado. Sair do trabalho, ainda ir pintar, porque não se pinta no calor...as cenas que uma pessoa aprende. O Meu querido filho escolheu a cor, ajudou a pintar. O querido quintal ressuscitou e está a tornar-se num maravilhoso clube. Ontem foi a vez de colocar relva sintética. E ontem quase chorei novamente. Bolas está lindo. Agora falta colocar as palhinhas à volta. Já tenho a piscina, mesa, cadeiras, puffs... candeeiros solares. Acho que vou criar um espaço para o meu filho e para mim bem catita. como para os nossos amigos. As fotos do antes e do depois são inacreditáveis. Ás vezes penso se os meus pais estão a ver. São tantas as vezes, tantas, tantas, em que estou sentada na cozinha e aguardo a entrada dos meus pais pela porta...."filha estamos aqui"... e pronto fica tudo bem. É duro sermos tudo nós. Tenho toda uma casa para organizar. Toda. Sozinha. Tenho processos em tribunal que não terminam. O primeiro de violência doméstica terminou, e ler o que a Juiza escreveu " tenha ou não o arguido confirmado todos os crimes aqui relatados este tribunal acredita que foram cometidos devido à verecidade da testemunha por saber colocar-se no tempo, local, hora". É aliviante, alguém acreditar em nós, quando no acordão final estão lá todas as atrocidades escritas, e retiradas dos telemoveis pela policia da investigacao criminal. É como eu disse, eu só quero que acabe. E mesmo assim, nesta semana que passou, tive de  lembrar à pessoa literalemnte se sabe o resulktado do julgamento, se percebeu bem o que pode acontecer e para parar de me enviar sms. Eu só quero paz. Mais nada. Às vezes pergunto-me se as pessoas leram o acordão final, a mãe do arguido. Resultado, dei três de mão no muro do novo clube. Pintei que me fartei e estou desconfiada, que pintava a rua toda. É um grande cansaço o que sinto. E por muito que as pessoas me avisem, o meu filho para a pessoa estará sempre em segunfo plano, eu serei sempre o objecto primário. E foi triste de ver. Tudo isto é muito triste. Faz me sentir esgotada. Ver o menino gerir isto tudo ainda mais. É tão pequeno e obrigado a ser tão crescido. Respira mulher. Dou mergulhos no mar. Ontem foi dia. É pá uma pessoa tem medo dos covids, uma pessoa tem cuidados...uma pessoa vai à praia às 18.00. Bons mergulhos. Ficou lá tudo. A dor. O Cansaço. A esperança, que já está a modos que fraquita.... e pedido de ajuda. Quero muito sonhar com o meu pai, como foi hoje. Quero muito que o Tó me troque a torneira do duche...aquela àgua quente mata-me. Quero pintar a casa de cinzento claro. Hoje vou tentar trocar uma fechadura...mas é preciso engenheiros??? (acho que sim).... Já vos disse que tenho pepinos enormes? Morangos? Alfaces pimentos?....Estou a criar um mood Hawaai com horta....é todo um mix! 
Uma salada russa.
Como a minha mãe fazia, num tacho enorme, com azeitonas pretas e era uma delicia.
Fecho os olhos e choro, choro tanto pela falta que me fazem. E por tanta dor que carrego.
Porra que às vezes é demais fingir que está tudo bem.
Há dias do caraças.
E eles não aparecem à porta. Eles não me vão pegar no colo.
E dia 29 está a chegar. E lá vou eu visitar a minha mãe e o meu pai ao cemitério.
Eu sei que estão comigo. Mas lá também estão.
Há dias.
Isto é falta de ir por a cerca de palha, que só de pensar em como montar aquilo...penso....porque tenho estas ideias???? Porque???? 
Mas eu sou assim...
É tipo, vou às compras...nem penso se cabe no carro...cabe pois....
A vida é sempre assim, para tudo se dá um jeito!
Deus é pai!



Comentários

Mensagens populares