Nunca fui à bola com o Ruca

Não é ir à bola do futebol. E sim, é o Ruca dos desenhos animados. Quem tem miúdos, vê desenhos animados em barda. O miúdo vai alternando, Dino Dan, Dino Dan, Dino Dan, num enjoou, que quase tem de ser proibido. Depois vê quase sempre os mesmos filmes. Eu vejo o mesmo filme, umas cinquenta vezes. Tenho sorte, às vezes consigo negociar. Agora virou-se para o Ruca. O Ruca nunca foi a minha praia. Nunca fui à bola. O Ruca isto e aquilo, é pá irrita-me aquele tipo de histórias, até porque me parece não ser um boneco animado normal. Já tive conversas sobre o assunto com outras pessoas, já me referiram que o boneco é assim com um propósito, por causa de crianças que padecem de doenças, se assim é, perdoem-me a ignorância. Mas o Ruca nunca foi a minha onda. Agora, tenho sido bombardeada com o Ruca todos os dias. Pago sempre, pela língua, sempre. Mas , não acho que seja assim tão mau. Mas ontem fiquei mesmo admirada. Ontem o episódio, era sobre uma amiga do Ruca que tinha diabetes tipo I. Eu dei importância se calhar porque a minha mãe tem, e ela não soube lidar, ainda não sabe, nem aceita. Mas tendo em conta à realidade em que vivemos, aquele episódio faz todo o sentido. A amiga do Ruca tinha diabetes tipo I. Andava com uma máquina. A professora explicou tudo aos outros meninos, detalhadamente. Que poderia cansar-se ou ter tonturas, mas que se fizesse os lanches de duas em duas horas não haveria problema. Explicado tudo de uma forma simples, clara. Sem alarmismos. O Ruca alarmado trata-a como doente, e ela responde, eu não estou doente, como se fosse uma gripe ou constipação, simplesmente é algo com qual tenho de aprender a viver com. Até fazem uma corrida, e ele com pena, quer deixá-la ganhar, e no entanto ela tem mais energia que ele. A ideia é não terem pena dela. Fiquei mesmo admirada. A importância que um episódio destes tem. Para quem têm diabetes e as pessoas que rodeiam essas pessoas. Mudei de opinião. Que bom episódio e decerto mais haverão.


Comentários

Mensagens populares